Prevenção x Rastreamento precoce

A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco e à adoção de práticas e comportamentos considerados protetores.

Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; mas podemos adotar medidas que contribuem para prevenção o câncer de mama, chamados de comportamentos protetores, e esses são modificáveis, como praticar exercícios físicos com regularidade, seguir uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas, evitar o tabagismo e manter o peso corporal adequado. Amamentar também é um fator protetor. Essas ações podem evitar 30% dos casos da doença, segundo o INCA.

Quando pensamos em prevenção pensamos somente nos exames. Isso é equivocado. A prevenção se dá pelos nossos hábitos de vida. Os exames fazem o rastreamento precoce da doença. O que também é fundamental. A mamografia é o método mais eficaz de detecção precoce do câncer de mama. O impacto da mamografia na mortalidade chega a 25-30%. Ou seja, a detecção tardia do câncer é a grande responsável pela mortalidade no câncer de mama.

A mamografia é indicada para as mulheres assintomáticas com risco populacional e idade maior ou igual a 40 anos; e para as mulheres assintomáticas com alto risco e idade maior ou igual a 25/30 anos.

Espero que tenham entendido a diferença entre prevenção e detecção precoce.

Caprichem e façam escolhas saudáveis e não deixem de lado o rastreamento precoce! 😊🙏🙌

Postado dia 23/10/2020.