👉Estima-se que entre 20 e 30% da população brasileira sofra de obstipação. A pessoa é considerada obstipada quando evacua menos de três vezes por semana.

👉Modificar a alimentação é primordial para melhorar o funcionamento do intestino, bem como fazer exercícios físicos. A ausência dele pode ser a causa de sua obstipação se você está sedentário. Mesmo na quarentena é possível (e muito recomendado!) que você se exercite. Existem aulas on-line, por aplicativos ou mesmo sozinhos podemos inventar formas de se exercitar. Como tenho falado, o exercício tem muitos benefícios e ajudar o intestino é apenas mais um!😉

👉Os legumes e hortaliças são alimentos com muitas fibras que auxiliam no funcionamento do intestino. São exemplos os vegetais folhosos como rúcula, alface, almeirão, acelga, espinafre etc. Melhor ainda comê-los crus. 👉Café e chás preto, verde e mate são bebidas que contém cafeína, que incentiva os movimentos peristálticos intestinais. Quando consumidos em excesso, podem causar azia e refluxo. 👉 A água torna o bolo fecal mais viscoso e fluido, por isso sua importância. 👉Sementes como chia e linhaça concentram um tipo de fibra que tem capacidade de absorver água e não soltar mais, ajudando na obstipação. Sua ação só é eficaz quando consumidas em conjunto com a água ou outros líquidos em abundância. 👉As frutas são alimentos fibrosos. Algumas variedades têm características laxativas, como mamão e ameixa; até mesmo a maçã, quando consumida com a casca. 👉Iogurte com probióticos contêm as bactérias consideradas benéficas ao aparelho digestivo. 👉Leguminosas, como por exemplo o feijão, ervilha, grão-de-bico, soja e lentilha também são de grande valia para obstipação, já que possuem altas doses de fibras. Eles podem no máximo gerar gases em algumas pessoas. 👉O uso dos laxantes só devem ocorrer com orientação médica.

Imagem disponível em Freepik.Publicado dia 26/05/2020.