O que é Nefrologia?

Nefrologia é a área da medicina que estuda o aparelho urinário, principalmente os rins. Milhões de pessoas no mundo são portadoras de doença renal e muitas não sabem nem que estão doentes. Isso acontece porque muitos dos sintomas são inespecíficos e nem sempre relacionados a alterações na micção; em outros casos a pessoa não apresenta sintomas até que haja falência completa dos rins.

Qual o papel dos rins no organismo?

Os rins são órgãos essenciais no organismo. Seu papel principal é remover toxinas e excesso de água do indivíduo. Eles também ajudam no controle da pressão arterial e da acidez do sangue; além de produzirem hormônios como a eritropoietina, essencial para evitar anemia, e a vitamina D que tem sido estudada por sua ação importante nos ossos e possível ação protetora no coração e na prevenção de tumores.

Qual a diferença entre o nefrologista e o urologista?

O nefrologista é o médico dito “clínico” dos rins, enquanto o urologista é um cirurgião de formação. Ambos têm papel complementar em diversas situações como no atendimento ao paciente com cálculos renais (pedras nos rins). O urologista irá focar o seu trabalho na retirada dos cálculos se for necessário e o nefrologista irá realizar um trabalho na prevenção da formação de novos cálculos, investigando por exames de sangue e urina a causa das formações dos cálculos com orientações nutricionais e medicamentosas se necessário.

O nefrologista é um médico clínico que estuda os rins e as vias urinárias.

Como nefrologistas fazemos prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao aparelho urinário.

Para ficar mais claro as principais doenças que vemos no consultório são:

  • Cálculo renal (o nefrologista tem papel importante em prevenir novos cálculos)

  • Infecção urinária (cistite, pielonefrite), especialmente infecções de repetição

  • Glomerulonefrites (inflamação do rim por causas diversas como autoimunes, por medicamentos)

  • Insuficiência renal (aguda e crônica)

  • Seguimento de pacientes em diálise

  • Transplante renal (nem todos os nefros mantém atendimento em transplante)

Além disso atendemos também pacientes com doenças que atingem os rins como parte de um cenário global no organismo como:

  • Hipertensão arterial (pressão alta)

  • Diabetes

  • Doenças auto imunes como lúpus eritematoso sistêmico

  • Toxicidade renal por medicamentos/ suplementos

Milhões de pessoas no mundo são portadoras de doença renal e muitas não sabem nem que estão doentes. Isso acontece porque muitos dos sintomas são inespecíficos e nem sempre relacionados a alterações na micção.

Portanto na nefrologia os exames são fundamentais. Pergunte sempre ao seu medico como estão seus rins. Muitos pacientes chegam tardiamente ao nefrologista e isso prejudica o tratamento.

Um bom nefrologista não pode ser apenas um clínico do rim, ele tem que ser um clínico que compreenda todo restante do organismo, pois todos os órgãos interagem entre si.

Postado dia 19/11/2020.

Na realidade não espere sintomas!


No geral, os sintomas de doenças renais são tardios, e quando aparecem, muito pouco pode ser feito pelo paciente!


Mas quais são esses sintomas de doença renal avançada? Vamos lá: inchaço nas pernas ou no corpo, fraqueza importante, náuseas e vômitos, podem ocorrer palpitações por arritmias cardíacas, falta de ar e até pressão alta!


Agora, pacientes com dor na região nas costas (na altura dos rins) podem ter pielonefrite (ou seja uma infecção nos rins) ou pedra nos rins se movimentando... e por isso numa situação como essa o ideal é uma avaliação bem feita para identificar a causa da dor que muitas vezes passa como dor muscular ou da coluna...


Também sintomas de dor ao urinar, dor abaixo do umbigo, e alterações na urina, seja por estar escura ou com sangue ou com espuma, devem ser mais profundamente investigados.


Ficou fácil? Então vou resumir; se você tiver suspeita de infecção urinária, pedra nos rins, ou ainda, tiver fatores de risco ou sintomas de doença nos rins, então você tem motivo de sobra para ser avaliado pelo especialista nefrologista.


Postado dia 03/05/2021Imagem: Freepik