Cerca de 20% a 30% dos pacientes portadores de Diabetes Mellitus (DM) evoluem com nefropatia diabética.

Mas o que é nefropatia diabética?

A nefropatia é a manifestação nos rins decorrente do diabetes mal controlado ao longo do tempo. Ela é progressiva, mas no início o paciente não sente nada! Ou seja, é ASSINTOMÁTICA!

Em geral começa a ter perda progressiva de proteína na urina e se nada for feito evolui para perda da função dos rins, ou seja, insuficiência renal e até necessidade de terapia renal substitutiva (diálise/transplante).

A nefropatia pode ocorrer no DM tipo 2 ou só no tipo 1?

Infelizmente a nefropatia pode ocorrer tanto do diabetes tipo 1 quanto no tipo 2, e está entre as primeiras causa de Dialise no mundo!

O que podemos fazer para evitar?

A instituiçao de medidas rígidas como controle da glicemia, da pressao arterial, dos lipídeos, somada a um estilo de vida mais saudável sem fumo ou álcool associado à pratica de atividade física regular poderá modificar de modo favorável a evoluçao natural da nefropatia diabética.

Além disso, medidas farmacológicas podem ajudar no controle da nefropatia,com ajuda de um especialista nefrologista que irá avaliar caso a caso e decidir com o paciente o melhor tratamento. Mas não esqueçam: a prevenção é sempre melhor!😊😊

Imagem disponível em Freepik|brgfx