👉🏻Em medicina tratamos o indivíduo. Não adianta tratar um órgão sem entender o contexto geral do corpo. A obesidade influencia a saúde como um todo e os rins não estão isentos de complicações.

👉🏻O excesso de peso está fortemente ligado a maus hábitos alimentares, com alto consumo de carboidratos e de sódio que são fatores de risco para o desenvolvimento de cálculos (pedras) nos rins em pessoas obesas. Além disso estudos mostram que pessoas obesas tem urina mais ácida favorecendo alguns tipos de cálculos.

👉🏻A obesidade também se mostrou ser um fator de risco não só para pedra nos rins mas também para alguns tumores malignos, inclusive o câncer renal.

👉🏻A obesidade está relacionada à diabetes e pressão alta e essas duas doenças são as principais causas de doenças renais.

👉🏻Além disso a própria obesidade pode gerar diretamente a doença renal crônica. O índice de massa corporal elevado é um dos mais fortes fatores de risco para o desenvolvimento de doença renal crônica. Pode ocorrer uma hiperfiltração compensatória para atender às elevadas exigências metabólicas do aumento do peso corporal. O aumento da pressão intraglomerular pode prejudicar os rins e aumentar o risco de desenvolvimento de doença renal crônica a longo prazo.

👉🏻 Vamos aproveitar o início do ano para colocar em prática novas decisões. Vamos cuidar da nossa saúde! Cuidar da saúde do rins e da saúde global.

Imagem disponível em Freepik | pakorn1981