👉Nos posts anteriores falei sobre o ácido úrico alto (hiperuricemia) e sua relação com a gota e também sobre sua influência na formação de cálculo renal.

👉Hoje vou falar sobre como reduzir o ácido úrico através da dieta.

👉Ingestão de álcool, principalmente vinho tinto e cerveja, dieta rica em determinados tipos de alimentos (ricos em purina), e uso de diurético, podem desencadear uma crise de gota.

👉Evitar o consumo de frutos do mar, sardinha, miúdos (rim e fígado), excesso de carne vermelha e pele de aves quando os níveis de ácido úrico estiverem elevados porque você pode desencadear uma crise, especialmente carnes processadas, vísceras e moelas.

👉Evitar uma dieta hipercalórica, pois leva à obesidade que é um fator de risco para os portadores de gota além do excesso de peso sobrecarregar as articulações inflamadas.

👉Evitar carboidratos simples como pães, açúcar, farinha por aumentarem o açúcar no sangue, e por isso a insulina e em consequência o ácido úrico no organismo.

👉Por outro lado: Aumentar a ingesta de água , frutas (especialmente as cítricas), vegetais e grãos integrais 😀

👉Mas antes de mudar sua dieta consulte sempre um profissional. E lembre-se sempre do poder dos alimentos no nosso organismo.😊🙏

Imagem: FreepikPostado dia 29/09/2020.

👉Sim, como consequência da taxa de ácido úrico elevada (hiperuricemia), formam-se pequenos cristais de urato de sódio, que se depositam em vários locais do corpo, de preferência nas articulações, mas também nos rins, gerando cólicas renais.

👉Quem tem mais risco de pedra nos rins por ácido úrico? Bom, além do próprio fato de ter ácido úrico alto no sangue, pacientes com gota têm maior risco e também pacientes com urina mais ácida e naqueles com diarréia crônica. Também indivíduos diabéticos e com a chamada síndrome metabólica tem maior risco de formar cálculo de ácido úrico.

👉 Como isso acontece? A urina ácida cria um ambiente propício ao ácido úrico ficar mais insolúvel e por isso com maior risco de precipitar.

👉 Daí a importância de se hidratar adequadamente, de forma a reduzir precipitação e formação do cálculo. Além disso uma dieta com controle de purinas e mais alcalina também pode ajudar na prevenção em pessoas predispostas. (Abordarei a questão dieta num próximo post).

👉 Agora só uma curiosidade: ao contrário do que possa parecer, o cálculo renal mais frequente em quem tem gota não é o de ácido úrico! E sim o de oxalato de cálcio. 😉

Imagem: Unsplash | PngtreePublicado dia 25/09/2020

👉NÃO, em hipótese alguma! 😳 Nem todas as pessoas que estiverem com a taxa de ácido úrico elevada (hiperucemia) desenvolverão a gota.

👉A gota é uma doença inflamatória que acomete sobretudo as articulações e ocorre quando a taxa de ácido úrico no sangue está em níveis acima do normal (hiperuricemia). O aumento pode ocorrer tanto pela produção excessiva, quanto pela eliminação deficiente da substância.

👉 A gota ocorre com maior incidência nos homens, entre 40 e 50 anos e, principalmente em indivíduos com sobrepeso ou obesos, com vida sedentária e usuários de bebidas alcoólicas com freqüência. As mulheres raramente desenvolvem gota e quando desenvolvem geralmente estão na menopausa.

👉 Além de dor, a articulação comumente apresenta-se inflamada com presença de calor, vermelhidão e inchaço. Há depósito de cristais de ácido úrico debaixo da pele, formando protuberâncias localizadas nos dedos, cotovelos, joelhos, pés e orelhas.

👉 Você conhece alguém com ácido úrico elevado no sangue ? Ou alguém que tenha gota?

👉 Você sabia que ácido úrico elevado pode causar pedra nos rins? Mesmo em pacientes sem gota! No próximo post falarei sobre a relação do ácido úrico e formação de cálculo renal! Fiquem atentos!😀😀

👉 Também vou falar de como seus hábitos podem reduzir seu ácido úrico de forma natural! 😉

Imagem: FreepikPublicado dia 21/09/2020