As infecções urinárias não surgem por má higiene local. Também não surgem porque você usa banheiro comunitário.

Elas surgem por um desequilíbrio na microbiota do seu organismo. E porque seus rins e sua bexiga se comunicam o seu intestino, e nas mulheres, com o útero e vagina.

Só dar antibiótico não resolve o problema. Precisamos tratar o conjunto.

Assim, você precisa:

  • Entender porque no seu caso isso está acontecendo

  • Quais os gatilhos para as suas infecções

  • Quais mudanças de comportamento, alimentação e até suplementos você vai precisar. Se tratarmos o indivíduo como um todo, as infecções acabam sendo controladas como parte do processo.


Imagem: Diagnostics (Basel). 2021 Jan; 11(1): 7.Postado dia 14/09/21

Infecções urinárias em mulheres são extremamente comuns. Cerca de 1/3 dos casos tem recorrência da infecção e desses, 1/3 nos próximos 6 meses.


É aceitável o tratamento de uma primeira infecção sem a coleta de exame de urina com cultura, mas em caso de qualquer recidiva é muito importante que seja realizada cultura e antibiograma. Nesse caso teremos em mãos o nome da bactéria e os antibióticos que poderemos usar para o tratamento. O ideal é a escolha do antibiótico mais “fraco”, desde que seja suficiente para matar a bactéria envolvida. Nem menos nem mais. Assim não danos um tiro de canhão numa formiguinha.


A grande sacada é depois de tratada a infecção, é conseguir entender o contexto da infecção para previnir recidivas. Aí entra o olhar dos profissionais especializados.


Postado dia 27/07/2021Vetores: Flaticon

Você que já teve infecção urinária certamente já ouviu de alguém que precisa melhorar sua higiene.


Mas será que isso é verdade?

A resposta é NÃO! Isso é mito!


Vamos pensar um pouco: se fosse isso você teria infecção desde que começou a fazer sua higiene pessoal sozinha na infância! Ou quando adulta “desaprendeu” a fazer sua higiene?


Na realidade a infecção urinária se relaciona a uma hiperproliferação bacteriana intestinal e migração da bactéria para a urina.


Higiene básica todos precisamos! Mas cuidado com exageros!


Postado dia 06/07/2021Imagem: Freepik

Nesse vídeo falo sobre infecção urinária de repetição e possíveis estratégias de prevenção. Gostaria de ressaltar que o uso de qualquer medicação só deve ocorrer com prescrição médica.

Postado dia 20/06/2020.

Você teve ou conhece alguém que teve infecção urinária?

👉O stress que temos passado ultimamente pelo Coronavírus, isolamento social, e também por todo quadro político atual, pode alterar nosso organismo de modo a precipitar quadros que, em geral, já temos predisposição, como as infecções urinárias. Essas infecções são frequentes especialmente em mulheres.

👉Se vc teve 2 ou mais infecções de urina nos últimos 6 meses ou teve 3 ou mais nos últimos 12 meses, você tem o diagnóstico de infecção urinária de repetição.

👉No momento da infecção, o tratamento consiste em usar antibióticos; não há outra maneira de tratar.

👉Entretanto, passada a infecção, aí é a hora de agirmos! Temos que entender todo o contexto no qual a infecção ocorre🧐. Essa investigação consta em excluir alterações anatômicas (que a pessoa muitas vezes já nasceu com elas) e investigar mais a fundo as bactérias que estão causando as infecções. Para isso as culturas de urina são fundamentais. Mas é preciso entender que a infecção na urina é resultado de alterações que englobam diversas esferas do nosso organismo. É preciso por isso avaliar a saúde do indivíduo como um todo, para então, reequilibrarmos o organismo, visando a melhora das infecções na urina.

👉É possivel reduzir o número de infecções se entendermos o por que elas estão acontecendo.😉

Imagens disponível em Freepik.Publicado dia 28/04/2020.

Entrevista no programa Você Mulher

Dra Patrícia fala sobre infecção urinária, cálculo renal e insuficiência renal, para o programa Você Mulher.