👉Gostaria de voltar a falar um pouco sobre mecanismos para lidarmos com o stress que estamos vivendo. Seja pelo medo do COVID, pelas questões familiares, financeiras, retorno ao trabalho...estamos certamente muito mais estressados e ansiosos.

👉Por isso venho aqui falar de um livro que eu gosto muito e seus ensinamentos têm ajudado muito na manutenção de um estado mental saudável e gostaria de dividir com vocês.

👉Para vencermos mentalmente precisamos nos conectar aos nossos sentimentos e ouvir o que o nosso corpo tem a dizer. Essa é uma medida para combatermos também o chamado piloto automático, aquele modo de ação em que nem refletimos sobre o que estamos fazendo, simplesmente executamos e pronto.

👉Por isso a importância da prática da atenção plena. A atenção plena é uma prática milenar, com origem no budismo, mas que somente no século passado se difundiu pelo mundo, mais precisamente em 1979, pelo médico Jon Kabat-Zinn, que apresentou o primeiro programa de mindfulness. Essa técnica consiste em manter a consciência e a atenção no aqui e no agora, sem qualquer tipo de julgamento. Ou seja, focar no presente e ficar atento às manifestações do seu corpo e da sua mente perante a situações apresentadas.

👉O livro Atenção Plena, obra de Mark Williams e Dany Penman, apresenta inúmeras pesquisas que mostram o impacto que a meditação mindfulness pode trazer para o cérebro de seus praticantes, como diminuição de ansiedade e estresse, diminuição da insônia, redução de sintomas relacionados à depressão, contenção da hipertensão, retardo do envelhecimento precoce e fortalecimento do sistema imunológico como um todo, são alguns exemplos de benefícios trazidos pela técnica.

👉O livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias para ajudar a se libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compassivo consigo mesmo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada. Ao atingirmos os exercicios do livro, temos uma sensação de calma, liberdade e ânimo. Sentimentos esses essenciais para o momento que estamos vivendo.😊🙌🙌💐💐

Publicado dia 06/07/2020.Imagem: Editora Sextante| Freepik

👉Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país mais ansioso do mundo(😱). A disseminação da Covid-19 e o isolamento social aumentaram ainda mais esse índice.

👉 Percebo que as pessoas têm muitos medos: medo de adoecer, de morrer, da crise financeira... e existe um sentimento de impotência em proteger pessoas amadas e muitas incertezas em relação ao futuro. Além disso, a dificuldade de ajustar a rotina com os filhos em casa e a mudança na forma de trabalhar (home office). Ufa! Quanta coisa! Difícil conter sentimentos e emoções em uma fase tão dificil!

👉 É esperado que todos nós tenhamos sentimento de ansiedade. Mas ela passa a ser um distúrbio de saúde mental quando esses sentimentos de preocupação, ansiedade ou medo são fortes o bastante para interferir nas atividades diárias. É um estresse desproporcional ao impacto do evento. Os sintomas físicos muitas vezes são respiração rápida, suor, hipervigilância, pensamentos acelerados ou indesejados, insônia, entre outros.

👉Mas o que podemos mudar em nossos hábitos para ajudar a deixar mais leve esse período que estamos vivenciando 😀😀?

  • Pratique exercícios físicos: além de todos os benefícios que já citei em posts anteriores, ajuda na diminuição do estresse e na qualidade do sono.⛹️‍♂️🏌️🏋️‍♂️🤸‍♂️

  • Crie uma rotina, estabeleça horários para acordar, iniciar o trabalho, os estudos das crianças, fazer atividades físicas, se alimentar e descansar. Assim que acordar, já coloque uma roupa limpa e confortável. Pijama só pra hora de dormir.

  • Cuide da sua alimentação, escolha alimentos saudáveis, ricos em frutas, verduras e fibras. A alimentação inadequada prejudica nossa saúde.🥗🥦🥝🍅🥒

  • Exercícios de respiração e meditação são aliados no combate à ansiedade, ao stress, além de contribuir para um sono de qualidade. Nas horas livres, faça atividades com as crianças, uma receita culinária, brinque com jogos de tabuleiro, desenhe, conte histórias, leia um livro. Isso contribui muito para nossa saúde mental.👩‍🍳📕📗

  • Diminua sua autocobrança, pense de forma positiva. Tem dias que vamos produzir mais, outros menos. E tudo bem.😊

  • Estar informado é importante, mas evite o excesso de informações e as fake news.

  • Esse período de isolamento social modificou a maneira de nos conectarmos com as pessoas. Faça videochamadas com amigos e familiares, assim ajuda a diminuir a distância e estreitar laços afetivos com quem amamos.❤️👩‍👩‍👧‍👧👨‍👨‍👧‍👧👨‍👩‍👧‍👦❤️

👉Importante lembrar que caso os sintomas se tornem recorrentes e/ou mais intensos, não deixe de procurar a ajuda de um profissional.

Postado dia 03/06/2020.Imagem: Freepik.