👉O número de suspeitos de intoxicação por dietilenoglicol por ingesta de cerveja contaminada passa de 29 em Minas Gerais. Resolvi escrever esse post para que as pessoas que não são da área médica possam entender o que está acontecendo.

👉 Primeiramente o que é dietilenoglicol?

O dietilenoglicol (DEG) é um composto orgânico da família dos alcoóis, muitas vezes usado nos sistemas de resfriamento das indústrias de bebidas e colocado no sistema de serpentinas para resfriar o material. Ele é altamente tóxico podendo inclusive levar a morte quando ingerido.

👉Como o DEG é metabolizado no organismo? Estudos em animais mostram rápida absorção intestinal do DEG após ser ingerido, sendo a seguir dois terços eliminado na urina e o restante rapidamente metabolizado no fígado e em menor grau nos rins, gerando substâncias tóxicas ao organismo.

👉Os principais órgãos afetados são rins, sistema nervoso central (cérebro) e fígado.

👉Sintomas: Eles correm em 3 fases:

1ª fase: são os sintomas iniciais: náusea, vômito, sensação de embriaguez, dor abdominal e diarréia.

2ª fase: ocorre 1 a 3 dias após a ingesta: ocorre a insuficiência renal. Se a pessoa tiver ingerido álcool (etanol) concomitante, o inicio dessa segunda fase pode ser mais tardio. Pode haver tambem dor lombar, lesão do fígado e pâncreas.

3ª fase: 5 a 10 dias após a intoxicação: a chamada neuropatia tardia- o mais comum é paralisia facial, mas podem ocorrer outras manifestações como perda de visão, formigamento ao redor da boca, perda auditiva entre outros sintomas.

👉 Portanto a maioria dos casos de neuropatia foram precedidos da insuficiência renal.

👉O diagnóstico é feito pela história clínica e por exames laboratoriais.

👉 O tratamento deve ser iniciado o quanto antes, com medicamentos considerados antídotos do dietilenoglicol, e muitas vezes é necessário uso de hemodiálise para ajudar a eliminar a substância e seus metabolitos o quanto antes. É muito importante que o diagnostico seja precoce e que o tratamento iniciado rapidamente. Só assim podemos evitar o pior. 😥

Fonte: Nota técnica da SBN de 24/01/2020.

Imagem disponível em Freepik